DOCÊNCIA 4.0: Jornada de formação docente na era digital. Um olhar para a sala de aula.

DOCÊNCIA 4.0: JORNADA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DIGITAL. UM OLHAR PARA A SALA DE AULA.

 

 

Livro Docência 4.0

Curso Docência 4.0

O curso Docência 4.0 é uma jornada de formação continuada pensada para educadores que desejam reinventar sua prática pedagógica diante dos desafios e oportunidades da era digital.

Com uma abordagem inovadora, acessível e fundamentada, o curso promove o desenvolvimento de competências docentes alinhadas às demandas contemporâneas da educação básica, tanto na rede pública quanto na rede privada.

Ao longo dos módulos, o professor é convidado a refletir sobre o impacto da cultura digital na sala de aula, compreender os efeitos das redes sociais no comportamento estudantil, explorar estratégias de ensino criativas e inclusivas, e utilizar tecnologias de forma ética, crítica e pedagógica.

A formação também oferece um olhar especial sobre a Lei nº 15.100/2025, propondo caminhos práticos para sua aplicação no cotidiano escolar, com foco na redução da evasão, no fortalecimento dos vínculos entre escola e família e no papel ativo da gestão escolar no uso das tecnologias educacionais.

Plataforma Digital

Plataforma exclusiva, interativa e com mais de 40 video aulas.

Comunidade

Acesso a comunidade de educadores da escola na era digital.

Livro

ISBN: 978-65-01-52187-9 – São 288 páginas de conteúdo aprofundado.

Carga Horária 120h

Certificação reconhecida por instituição credenciada pelo MEC.

Para quem é esse curso?

Ideal para professores da educação básica, coordenadores, gestores escolares e profissionais da área educacional que buscam:

  • Combater a evasão escolar com metodologias engajadoras;
  • Integrar tecnologia com propósito e intencionalidade pedagógica;
  • Desenvolver competências digitais e midiáticas;
  • Reforçar a escuta ativa, a criatividade docente e a conexão com a geração conectada;
  • Aplicar, com segurança e sensibilidade, a Lei nº 15.100/2025 no contexto real da escola e da sociedade.

Investimento

Valor do curso = 2.550,00.

ELEMENTOS DE APRENDIZAGEM HORAS
Leituras do livro texto físico 50
Atividaes teórico-práticas no livro 6
40 vídeo podasts com envolviento reflexivo e ativo 30
Leituras adicionais em artigos na plataforma 10
Vídeos adicionais com especialistas 10
6 quizzes om 15 questões cada 6
Produção de 3 fichas de competências 3
Produção de atividade final prática 5
TOTAL 120
plataforma

Plataforma:

A Plataforma que conecta conhecimento e prática.

Na plataforma, o curso é composto de três módulos que unem teoria e prática.

No Módulo 1 – A Lei, a Escola e a Transformação Social, o professor conhece em profundidade a Lei nº 15.100/2025, suas implicações e oportunidades para o engajamento escolar, inclusão e uso da tecnologia assistiva. São abordados casos de sucesso, liderança pedagógica, projetos que conectam comunidade e escola e estratégias para combater a evasão, sempre com base em indicadores e evidências.

O Módulo 2 – Inovação Digital e Protagonismo da Educação explora como dados, inteligência artificial e plataformas digitais podem personalizar o ensino e promover o protagonismo juvenil. Traz ainda estratégias de liderança educacional, sustentabilidade na inovação, uso pedagógico da imprensa escolar e construção de uma cultura digital sólida entre docentes e estudantes.

Já o Módulo 3 – Gamificação na Sala de Aula apresenta conceitos, fundamentos e aplicações práticas da gamificação em diversas disciplinas, além de propostas para gamificar provas, criar trilhas de aprendizagem, utilizar Minecraft e Escape Room na educação, trabalhar com jogos digitais e desplugados, e aplicar estratégias gamificadas também em contextos remotos.

Com quizzes e fichas de competências, cada módulo favorece a transposição didática dos conteúdos e promove melhorias significativas nos resultados do processo de ensino-aprendizagem.

Autores

Ari Rangel
Ari Rangel

Analista de Sistemas com especializações em Tecnologia Aplicada à Educação, Inovação Imperativa, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação e Inteligência Artificial Generativa aplicada às práticas pedagógicas.

Ao longo da carreira, atuou como gestor de TI em diferentes segmentos, incluindo setores administrativos, hospitalares, operadoras de planos de saúde e, há mais de quatro anos, na área educacional.

Essa trajetória proporcionou uma visão ampla e integrada sobre os desafios e oportunidades da transformação digital.

Estudioso do impacto da tecnologia na educação, lidera iniciativas voltadas ao engajamento de alunos e à redução da evasão escolar, com base em dados, pesquisa e prática profissional.

É coautor do curso de extensão universitária Aprende & Joga – Ensino-Aprendizagem com Gamificação Digital e autor de um blog com reflexões sobre tecnologia e educação.

Fundador da Editora Aletrar, também é coautor e diretor executivo do curso de extensão universitária Docência 4.0, voltado à formação continuada de docentes na era digital.

Angelo Costa
Angelo Costa

Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, com especialização em Computação Aplicada à Educação e MBA em Gestão Escolar pela USP.

Licenciado em Pedagogia, atua no desenvolvimento e aprimoramento de currículos de Computação e Educação Digital alinhados à BNCC.

Possui ampla experiência em formação de professores, metodologias ativas e implementação de ecossistemas digitais de aprendizagem.

Trabalha com robótica educacional, cultura maker, gamificação e cidadania digital, promovendo o uso pedagógico de tecnologias emergentes.

Foi responsável pela condução de eventos como Game Jams, Scratch Days e torneios da FIRST LEGO League. Colaborou com projetos de inovação educacional junto a instituições como Fundação Telefônica Vivo, Samsung Smart School e Editora Moderna.

É autor de conteúdos acadêmicos e materiais formativos voltados a professores, com foco em gamificação e inteligência artificial na educação. Atua também na gestão de tecnologias educacionais, com domínio das plataformas Microsoft, Apple, Google for Education e LEGO Education.

É coautor do curso de extensão universitária Docência 4.0, voltado à formação continuada de docentes na era digital.

Ana Paula Dias
Ana Paula Dias

Possui licenciatura plena em Geografia, Pedagogia e Artes Visuais, além de pósgraduação em Arte-Educação.

Atua como professora na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, com experiência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Também exerce a função de orientadora de educação digital na Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolvendo projetos e formações voltados ao uso pedagógico
da tecnologia.

Tem ampla experiência com ferramentas digitais aplicadas ao ensino, incluindo ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), aplicativos educacionais, produção de materiais digitais e metodologias ativas, como ensino híbrido e sala de aula invertida.

Atua com alfabetização digital, planejamento de atividades digitais e uso de recursos de informática na organização e condução das aulas.

Domina estratégias interdisciplinares e valoriza práticas inovadoras que promovem o protagonismo dos estudantes e a integração entre tecnologia e aprendizagem.

É coautora do curso de extensão universitária Docência 4.0, voltado à formação continuada de docentes na era digital.

Professores

Douglas Tomé
Douglas Tomé

Professor de Matemática e Professor Orientador de Educação Digital (POED), com atuação nas redes pública e privada de ensino e ampla experiência na integração das Tecnologias para Aprendizagem (TPA) ao processo pedagógico.

Leciona Matemática no Ensino Médio desde 1991, nas redes estadual e privada de São Paulo. Desde 2000, atua na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, com foco em Tecnologias para Aprendizagem no Ensino Fundamental I e II, contribuindo ativamente para a formação de estudantes e professores no uso pedagógico das tecnologias digitais.

É Especialista em Tecnologias para Aprendizagem, destacando-se pelo desenvolvimento de projetos educacionais que integram trilhas de aprendizagem, plataformas digitais e metodologias híbridas, com estratégias plugadas e desplugadas voltadas à potencialização da aprendizagem.

Participou da elaboração do documento Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que orienta o uso pedagógico das tecnologias no Ensino Fundamental. Também contribuiu com a formação de professores no âmbito do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE).

Com forte atuação na formação docente e na implementação de práticas inovadoras, desenvolve e orienta ações voltadas ao uso crítico, criativo e significativo das tecnologias digitais na Educação Básica, promovendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências digitais.

Ana Paula Gaspar
Ana Paula Gaspar

Profissional multidisciplinar com atuação nas áreas de educação, tecnologia e inovação.

Licenciada em História, especialista em Comunicação Digital e mestre em Design, atualmente cursa Engenharia da Computação, integrando saberes das humanidades, tecnologia e educação em uma trajetória singular e inovadora.

Com sólida atuação em inovação educacional, já mentorou startups, liderou formações em computação para professores, jovens e adultos, e fundou um negócio social voltado à cultura e às artes.

Possui ampla experiência em consultoria e gestão escolar, tendo atuado no Ministério da Educação, em redes públicas e privadas de ensino, além de colaborar com organizações internacionais, como BID, UNOPS, Apple e British Council.

Atualmente, integra a equipe da IBM Global, onde desenvolve experiências de aprendizagem guiadas nas áreas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Cibersegurança.

LinkedIn: www.linkedin.com/in/anapaulagaspar

Leandro dos Santos
Leandro dos Santos

Educador, gestor escolar e pesquisador em ensino de Ciências.

Diretor de escola pública na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com atuação destacada na formação de professores, com ênfase em currículo, tecnologias educacionais e metodologias investigativas.

Desenvolve projetos que articulam ciência, cultura digital, equidade e valorização da diversidade nos territórios periféricos, promovendo uma educação inclusiva, contextualizada e transformadora.

É membro do Conselho Deliberativo da SBEnBio – Regional 1 (Associação Brasileira de Ensino de Biologia), contribuindo para o fortalecimento de políticas e práticas de ensino voltadas à promoção da ciência crítica e cidadã.

Catia Ramalheiro
Catia Ramalheiro

Educadora, pesquisadora em Educação Inclusiva e tutora em formação docente.

Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, com atuação voltada à inclusão e à valorização da diversidade na escola pública.

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e mestre em Educação Especial pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional
(PROFEI).

Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pelo Instituto de Ensino Superior de Cotia (IESC), atua como tutora do curso de Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3/UNESP) e o Estado de São Paulo.

Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/CNPq), contribuindo para o avanço das políticas e práticas inclusivas na educação básica.

Cristina Barroco
Cristina Barroco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem, pelo Senac São Paulo, e em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, pela UNICSUL.

Atuou como Supervisora Escolar na Diretoria Regional de Educação Campo Limpo – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Foi formadora de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de São Paulo nas áreas de Matemática, Tecnologias e Educomunicação.

Também atuou como formadora de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática).

Participou da organização e coordenação de “Práticas Interinstitucionais: O projeto Educom. Geração Cidadã 2016”.

Adriana Gasquez
Adriana Gasquez

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis.

É também pós-graduada em Supervisão Escolar e em Psicologia Organizacional (Lato Sensu).

Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica na Escola Adventista da Alvorada, em São Paulo.

Tem experiência consolidada na área da Educação, com ênfase em Orientação Educacional e Pedagógica, tendo exercido também a função de diretora em escola privada.

Apresenta ampla vivência no uso de ferramentas digitais aplicadas ao ensino, com foco na valorização do trabalho docente. Atua com ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), aplicativos educacionais, produção de materiais digitais e aplicação de metodologias ativas, como ensino híbrido e sala de aula invertida, promovendo práticas inovadoras e centradas no protagonismo do estudante.

Frederico Mendonça
Frederico Mendonça

Advogado com 25 anos de experiência, é sócio do escritório Thurler de Mendonça Advogados Associados, atuando também como professor e palestrante nas áreas de Direito Civil, Processual e Digital.

É pós-graduado em Direito Processual Civil, em Responsabilidade Civil e em Direito do Consumidor, além de ser especialista em Privacidade e Proteção de Dados.

Possui diversas certificações internacionais na área, incluindo EXIN Privacy and Data Protection Foundation (PDPF), Information Security Foundation (ISFS), Privacy and Data Protection Practitioner (PDPP) e Data Protection Officer (DPO).

É membro da International Association of Privacy Professionals (IAPP), com certificação CIPM (Certified Information Privacy Manager), e possui especialização em Compliance Corporativo.

Atua com consultoria jurídica em proteção de dados, segurança da informação e conformidade legal, assessorando empresas e instituições de ensino nos processos de adequação à LGPD, implementação de políticas de governança digital e desenvolvimento de programas internos de conscientização sobre privacidade e segurança da informação.